Limão ajuda no emagrecimento e a prevenir doenças

Fruta é quase ‘mágica’ quando o assunto é combater os excessos

Existem alguns alimentos que são essenciais para quem está tentando emagrecer. São os antioxidantes, aqueles ricos em proteínas, como os legumes verde escuros, por exemplo. Mas existe também uma frutinha que é quase “mágica” quando o assunto é emagrecimento. E, ao contrário do que se pode pensar, não é a gojiberry e outras frutas exóticas e caríssimas! Já sabem de quem estamos falando? Do limão!

Quem está entrando na dieta agora, já pode eleger o limão como o queridinho da vez. Além de ajudar no processo de emagrecimento de várias maneiras, ele ainda é riquíssimo em vitamina C, que ajuda o sistema imunológico e afastas as gripes, por exemplo.

Limão para emagrecer
O limão possui fibras que ajudam a regular o intestino e, consequentemente, a combater a sensação de inchaço. Mas os benefícios do limão não param por aí! Uma das fibras da fruta, a pectina, é responsável por aumentar a sensação de saciedade.

Além disso, a pectina ajuda a diminuir a absorção de carboidratos. Os carboidratos são essenciais para o funcionalmente do organismo e devem ser consumidos regularmente mas, em excesso, eles podem estar entre os vilões da dieta.

O ideal é consumi-lo durante as principais refeições, assim ele vai saciar mais rapidamente e diminuir a absorção dos carboidratos da refeição

Outra dica é ingerir água com limão de manhã. A água com limão pode potencializar os resultados, porém ingerindo adequadamente com orientação da nutricionista.

Benefícios do limão
Quando falamos em benefícios da fruta logo é preciso lembrar da “mãozinha” que ela dá ao sistema imunológico do corpo. Além da Vitamina C do limão, evitar gripes e inflamações respiratórias, ela ainda aumenta a absorção do Ferro ingerido durante as refeições.

O limão também ajuda na produção de enzimas que regulam o intestino. “Além disso, ele possui ação antioxidante, que protege as células do nosso corpo”, completa a profissional.

Contraindicações
Apesar de todos os benefícios da fruta. O excesso do consumo também pode sobrecarregar o rim e causar cálculo renal.

Evite o açúcar
Ainda que o limão geralmente é associado ao consumo de açúcar, em sucos, por exemplo, o que não é ideal. O excesso de açúcar aumenta também a ingestão de calorias e carboidratos;

A melhor opção é apostar na fruta para temperar as saladas, estimulando o consumo dos vegetais e em substituições de molhos mais calóricos.